domingo, 20 de fevereiro de 2011

A besta do costume...


Hoje fui ao site do Record... Cada vez que lá vou arrependo-me, apesar da minha cronista preferida (sarcasmo...) Ana Anes já não escrever para lá. Mas infelizmente bestas quadradas há muitas e no Record elas tomaram as rédeas... O Rui Santos é uma dessas figuras, que percebe tanto de futebol como eu percebo de tricot, como se pode facilmente constatar pelos programas de televisão em que nos impingem esta vedeta. Ora desta vez, e para não variar, resolveu escrever sobre o Sporting, e sobre as eleições que aí vêm no clube. Talvez incomodado pelo grande número de candidatos, o que demonstra uma grande vitalidade e existência de variados projectos, contrariando aqueles que já apregoavam a morte do meu clube. Comparavam-no com o Boavista, como se houvesse comparação possível entre dois clubes com grandeza e palmarés bem diferente... Em Alvalade nunca se viram faixas a dizer 'O quarto grande somos nós'... A verdade é que no caso do Boavista, conhecendo a realidade financeira do clube e a insustentabilidade de manter o nível a que chegou a equipa nos seus últimos anos, ninguém se quis 'chegar à frente'... O que não é o caso no Sporting.
Uma das coisas que critica no seu artigo de opinião é o facto de estarem a aparecer candidatos com soluções e projectos para o clube que antes não apresentaram. Ora talvez isso tivesse algo a ver com a gestão do clube e as pessoas que o geriam... Ninguém empresta dinheiro a quem não confia para o gerir. E tendo em conta que Bettencourt destruiu a espinha dorsal da equipa de futebol (vendas de Liédson, Moutinho, Veloso, Tonel, entre outros) e vendeu parte do património (para haver dinheiro para fortalecer a equipa de futebol, como afirmou na altura - e continuou a não haver dinheiro para tal!) mais razões tinham os financiadores destes candidatos para não apoiarem o clube.
Outro aspecto que aponta é o caso de Paulo Futre e o seu possível regresso ao Sporting através da candidatura de Dias Ferreira, apesar de não apontar nomes é disso que fala. Em relação a isso apenas tenho a dizer que Sportinguista não esquece e isso vai possivelmente custar a eleição de Dias Ferreira (lembrem-se do que aconteceu com Mourinho e a invasão da sala de imprensa), e não os motivos que apontou, o ser 'parte do problema e não parte da solução'... Rui Santos faz ainda alusão aos outros candidatos, tentando colar Godinho Lopes a uma continuação das politicas seguidas (o que eu duvido, com Luís Duque e Carlos Freitas na sua lista) e tentando dar a imagem de empreendedor 'yup' a Bruno Carvalho. Baahhhhhh... Só me apetece fazer como o Rei de Espanha fez e dizer 'cala-te'! Mas eu acrescentava mais uns palavrões e nomes impróprios, uma vez que a minha condição de simples plebeu me permite algo mais do que a um monarca é permitido...
Com isto faltou falar de Zeferino Bual e daquele em quem deposito mais esperanças: João Rocha Júnior. Tem a seu favor ser filho do mais prestigiado e melhor presidente do Sporting das últimas décadas, assim como o facto de ser fundador da Juve Leo. Fico à espera que avance...
O que o Sporting precisa é de amor à camisola e de gente que perceba de futebol, e não de gestores remunerados.
Share |

1 comentário:

  1. Amigo: excelente crónica, com principal enfoque no teú último paragrafo, é isso mesmo! Quanto ao brilhantinas masi dia menos dia fartam-se do gajo e desaparece como o Nuno Rogeiro que voltou, não sei quantos anos depois a aparecer na televisão raramente! As tuas crónicas são sempre um plus neste blog de opinião! Abraço!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...