Já ando a ficar farto de bater sempre na mesma tecla: a falta de isenção por parte dos jornalistas desportivos a comentarem jogos, quebrando uma, senão a principal regra do jornalismo: a isenção. Ainda por cima, vinda de um senhor que já anda nisto há muitos anos, que antes de ter as responsabilidades que tem hoje em dia no canal desportivo privado português revelou toda a sua côr num célebre resultado em Alvalade numa vitória do seu clube, na altura, não era mais do que um simples jornalista desportivo da televisão estatal. Estou farto da tua falta de isenção M.P.! Palhaço vermelho! Os anos passam e estás cada vez pior…
Quanto ao jogo, parabéns ao benfica, marcou nas alturas certas e mereceu vencer.
Quanto ao jogo, parabéns ao benfica, marcou nas alturas certas e mereceu vencer.
Jornalismo pressupõe certas condições, há um código deontológico a respeitar, do qual vou transcrever alguns pontos:
ResponderEliminar1.O jornalista deve relatar os factos com rigor e exactidão e interpretá-los com honestidade. Os factos devem ser comprovados, ouvindo as partes com interesses atendíveis no caso. A distinção entre notícia e opinião deve ficar bem clara aos olhos do público.
2.O jornalista deve combater a censura e o sensacionalismo e considerar a acusação sem provas e o plágio como graves faltas profissionais.
(...)
10.O jornalista deve recusar funções, tarefas e benefícios susceptíveis de comprometer o seu estatuto de independência e a sua integridade profissional. O jornalista não deve valer-se da sua condição profissional para noticiar assuntos em que tenha interesses.
O pessoal que comenta o futebol em Portugal nunca respeita a isenção e independência, para mim não são jornalistas...